.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

domingo, 29 de novembro de 2009

GATO POR LEBRE NA LAJE TRELIÇADA EM SOBRAL!

Peças estruturais de C.A. (concreto armado) são estruturas normatizadas pela ABNT ( Associação Brasileira de Normas Tecnica) que devem ser obedecidas, para segurança dos usuarios! no entanto, tem-se visto muitas irregularidades no tocante a este critério, na engenharia civil de Sobral. Há fabricantes de lajes nervuradas, tipo treliçada, que estão repassando seus produtos para seus clientes, sem o menor critério de preocupação com as normas vigentes.

Existem "empresas" vendendo lajes pré-fabricadas, tipo treliçada, sem a menor preocupação da com a armadura complementar (armadura que irá contribuir para o combate a flexão da peça) e o que é mais grave ainda, é que muitos repassam a informação, para o cliente, de que a mesma (armadura complementar) não é necessária, que somente a armadura treliçada eletrosoldada e a base de concreto são suficientes para a obra. De duas, uma....ou o cliente está pagando mais caro com a confecção de uma laje armada sobre a pré-frabricada ou logo, logo, teremos problemas com sinistros de lajes em obras.

Diante disto, antes de adquirirem este tipo de produto, não se guiem somente pelo preço baixo, que ele irá lhe custar de imediato, busquem informações sobre o produto e procurem saber se eles estão dentro da normas de segurança do concreto armado. "Lembre-se de que saber fazer não significa, necessáriament, saber o que esta fazendo".

CUIDADO não comprem gato por lebre!

  • FIQUE ATENTO AOS DETALHES DE UMA VIGOTA TRELIÇADA
  • - ARMADURA TRELIÇADA: adquirida já industrializada é composta de banzos superior e inferior e sinuoides;
- BASE DE CONCRETO: Confeccionado pelo fabricante com argamassa de cimento, areia e brita, deve possuir um fck minimo de 20MPa;
- ARMADURA COMPLEMENTAR (Adicional): Adicionada a vigota pelo fabricante ou in loco pelo empreiteiro, deve possuir seção devidamente calculada para a cargas acidental a qual se prestará a combater. Deve ser observada a necessidade ou não da mesma conforme normas vigentes de calculo estrutural.

sábado, 28 de novembro de 2009

DICAS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS!

Qualquer que seja a atividade em que você se enquadre, sempre estará diante de algum tipo de processo e consequentemente, por mais que você tente evitar, enfretará problemas no fluxo de suas operações, gargalos estes que teem que ser corrigidos e/ou eliminados. Aqui vão algumas DICAS de por onde deve começar:



1. Identifique o problema;
2. Coloque-o sob observação;
3. Analise os topicos observados;
4. Elabore um plano de ação;
5. Execute o plano elaborado de maneira produtiva;
6. Acompanhe o andamento do plano;
7. Tudo certo, então padronize;
8. Agora, faça uma analise final. Detectou falha?;
9. Volte ao item primeiro.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CAMINHO PARA MELHORIA DE CUSTOS DE PRODUÇÃO

No cenário econômico em que se encontram as empresas, a busca pelo alcance os objetivos, torna–se um desafio cada vez maior. Além da jornada pela conquista da total satisfação do cliente, as organizações teem que, também, satisfazer as legislações em vigor, tanto no aspecto fiscal como ambiental. Nesse contexto pode ser na redução de custos e na melhoria de processos, que as empresas podem encontrar o melhor caminho para a resolução de seus problemas. Um dos fatores importantes que a melhoria de custos traz, é a idéia que se passa a ter do real custo de produção existente dentro do setor produtivo. Quando se passa a ter uma melhor idéia de como estar o processo dentro da produção, cria–se o habito de controle de custos de forma apurada e racional, conseguindo ver uma nova sistemática a ser adotada para cada situação em buscando de minimizar e/ou eliminar despesas desnecessárias que não agregam valor.
A criação de uma forma de customização do preço dentro do setor produtivo, em um determinado produto, poderá fazer com que a empresa tenha melhores oportunidades de mercado. Um gerenciamento de custos bem estruturado com embasamentos, e coerente, dentro do sistema de custos bem elaborado, dá ao gerente, maior subsídio para negociar seu produto, já que possui um baixo custo de produção.

NOSSOS CLIENTES



UMA LAJE BEM MONTADA!

A segurança de uma estrutura de laje treliçada não depende somente do fabricante, isso é o principal, mas devem ser, também, seguidos cuidados in loco na hora da montagem. A obediencia as normas e as orientações do fabricantede lajes (que tem o dever de informar) devem ser seguidas. Quando isso acontece temos uma obra bem executadas tipo a mostrada nas imagens:


Armadura complementar; Malha de distribuição; Detalhe em corte;


Laje em balanço; Escoramento do balanço; Escoramento interno.
Parabéns aos profissionais que trabalharam com zelo na segurança da obra e da familia que nela habitará!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O PREÇO DE UM SERVIÇO

Com frequencia as pessoas costuma me perguntar o quanto vai custar algum serviço (referindo-se a alguma atividade na construção civil) que ela deseja realizar, geralmente para si mesmo. Essa pergunta me soa estranho, é como se houve um preço padrão para a engenharia, como se seus custos e despesas fossem todos, sempre, iguais. Mas diante da situação, logo que se começa a fazer idagaçoes a despeito do que ela (interrogador) realmente deseja, que podem influenciar no preço do serviço, as pessoas começam a ver (algumas) que a pergunta não é tão simples de se responder, como se imagina.

Esse tipo de pergunta, talvez se deva pela propria ideia que as pessoas teem da engenharia (tenha como construção civil), ela começaram a criar um certo "costume de padronização", costume esse que hoje esta tentando se mudar, mudando assim a concepção que se tem de preço final. Senão vejamos do que falo.

Se alguem chega para você e pergunta quanto irá custar para lenvantar uma parede com dimensões de 2,50m de altura por 28,00m de perimetro, por exemplo. Estes dados não são suficiente para gerar informações de custos e muito menos preço final. Antes de qualquer tentativa de resolução o interrogado deve extrair algumas informações (perguntar), e que precisam ser respondidas para que se possa responder as interrogações feitas. Resposta essa que não precisas, mas o mais proximo possivel da realidade, o que também irá depender de que irá executar o serviço (existir aqui a relatividade). Varios são fatores que irão cotribuir para geração de custos e despesas e consequentemente o preço final "custo total". Podemos citar, por exemplo: O serviço vai ser iniciado ou vai ser dado continuidade; Quantas pessoas irão participar da execução e qual tempo previsto; Que tipo de insumos serão utilizados; dentre outras. E o mais importante o Projeto de processo esta em conformidade com a realidade apresentada.

Embora a engenharia tenha o empirismo a seu favor, tudo tem que ser analisado, pois, embora, cada projeto a ser executado possua tecnicas, de engenharia, semelhantes os Projeto de processos não irão se apresentarem iguais, pois se estar com um novo projeto em um novo espaço.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PREÇO BAIXO x QUALIDADE

Segundo Michael Porter (1986), o consumidor basea sua decisão de compra no preço. Hoje no atual cenario economico do mercado o preço baixo pode não ser o unico fator ou pelo menos o suficiente para garantir, a empresa, a venda de seu produto.

O consumidor (cliente) do mundo das "empresa modernas" procuram em um produto não só o menor preço (é claro que ainda é o principal atrativo, isso não deve ser desconsiderado), mas também os serviços que se acoplam ao mesmo, que até meados da 2ª metade do Sec. XX, eram visto como os que NÃO AGREGAM VALOR, e que hoje pode ser crucial ao cliente consumidor na hora da compra, ou seja, é o DIFERENCIAL que a empresa possui junto a suas concorrentes.

Estou falando da QUALIDADE que esta envolto do produto colocado na vitrine da empresa, não somente aquela qualidade na produção propriamente dita, mas também a que esta envolvida com a oferta e a negociação com o cliente, tipo: ATENDIMENTO PERSONALIZADO, COMUNICAÇÃO VISUAL e VERBAL, PÓS VENDA, dentre outros, que cada empresa pode explorar conforme sua realidade e produto. Isso é a marca que a empresa deixa no cliente, uma boa impressão que faz com que o consumidor sinta diferença quando comparado a outras empresas, e assim faça com que ele começe a se peguntar se não vale apenas pagar R$1,00 a mais para ter beneficios 100 vezes maior.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

OS MOVIMENTOS NOS PROCESSOS PRODUTIVOS

Em qualquer processo que se possa imaginar, sempre iremos encontrar MOVIMENTOS, de pessoas ou esquipamentos, movimentos estes que de forma nenhuma AGREGAM VALOR ao produto ao qual estão destinado a desenvolver. Então se não agregam valor temos que eliminar-los do processo - mas sabemos que existem movimentos que temos que fazer para se desenvolver certas atividades dentro do processo. Mas se temos que executar-los pelo menos que, seja, com uma menor frequencia possivel, ou seja, minimizar TEMPO(S) E ESPAÇO(S). MAS COMO FAZER?

Isso é relativo, irá depender, em muito do tipo de processo e operações, e como estes se apresentam em determinadas situações da produção. Para determinação de um processo adequado se faz necessária uma ANÁLISE e consequentemente um MELHORAMENTO no processo e operação. Mas cuidado na hora da analise - pois uma avaliação errada poderá tornar seu processo MAIS IMPRODUTIVO do que estava antes ou com um CUSTO BEM MAIOR.

domingo, 1 de novembro de 2009

LAJE TRELIÇADAS EM SOBRAL

As lajes nervuradas, tem como um de seus objetivos, o de resistir as esforços solicitantes, com um menor custo quando comparada com a laje maciça convencional. Dentre os tipo da lajes nervuradas podemos citar a LAJE TRELIÇADA, que vem sendo muito utilizada atualmente, principalmente nas medias e pequenas edificações de Sobral. A facilidades de aquisição facilita para quem constroi (empreiteiro) quanto para que investe (proprietário).

Mas esta "facil" aquisição traz consigo agravantes que vem desde a produção e se estende até a execução de montagem das mesmas. A FALTA DE CONHECIMENTO e/ou ORIENTAÇÃO quanto a correta execução de fabricação e montagem, somados a DESQUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA, são os principais fatores que comprometem o produto e sua funcionalidade. Normas são desrespeitadas ou ignorada por total na hora de tratar esse produto. A busca pelo lucro financeiro esta colocando de lado a SEGURANÇA e ESTABILIDADE DA ESTRUTURA.

Recente coleta de informações dentro de canteiro de obra de Sobral, verificou-se que 85% das lajes são executadas com desvio total das normas correlatas e que 90% dos profissionais valiam-se da "experiencia" para afirmarem, e justificarem, esta correta o metodo utilizado, sendo também que os mesmos não receberam nenhum tipo de orientação para a correta aplicação do produto e os que receberam algum tipo de orientação, as desconsideraram na hora do trabalho.