.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

sábado, 30 de abril de 2011

LAJE VOLTERRANA EM BALANÇO


Constantemente recebemos email com duvidas sobre algo que escrevemos ou sobre o que postamos, pois bem! como a dúvida de um geralmente e a de muitos compartilhamos os resultados com todos. Recentemente recebemos uma dúvida sobre lajes pré-fabricadas de concreto tipo volterrana, com relação a sua utilização em situação de balanço.


Vamos ao caso:
A vigota volterrana não é o tipo de vigota mais aconselhável para balanço, mas para uma pequena extensão que não possua uma sobrecarga acidental, superior a 50Kgf, então não há problemas que deponham contra ela. Mas desde já muito cuidado com pré-fabricadas em balanço.

Alguns detalhes a considerar:
1-A vigota desse tipo vem de fábrica com armadura padrão somente para suportar momentos fletores positivos e para balanços precisaremos de resistencia a momentos negativos, e para uma pequena quantidade irá encarecer para o fabricante personalizar sua vigotas, por este motivos, muitas vezes, torna-se melhor a colocação in campi da armadura negativa na parte superior de cada vigota do balanço. Como? - Essa armadura deverá cobrir todo balanço e ainda passar para parte de dentro da laje, pois esse balanço gerará um momento negativo exatamente sobre o apoio parede, isso sobre a vigota antes do capeamento. E a armadura superior existente na vigota? - A armadura superior da vigota volterrana não está pronta para receber esforços deste tipo, ela é apenas tida como armadura de transporte.
2-Mas qual o comprimento da armadura negativa a ser colocada? Isso requer que você realize um pequeno cálculo para determinar essa comprimento, mas geralmente (para pequenos balanços, não superiores a 0,80m e pequenas cargas menor ou igual a 50Kgf) utilizo 2 x [o comprimento do balanço] + 10cm (considerando apenas 1 ferro sobre a vigota), o mesmo em forma de L, que será colocado do extremo do balanço na direção de dentro. Isso deve ser feito antes do rejunte da laje, e sob a vigota, diretamente.

O ideal para esse procedimento é a laje treliçada, pois se terá uma melhor distribuição de carga e maior aderência da armadura colocada in loco, sem contar que pode-se conseguir um maior vão de balanço, conforme imagem acima que possui 1,20m com uma treliça TR12(8+4).

CLAREZA NOS PROJETOS DE ENGENHARIA



"Na apresentação do projeto em desenho, o projetista e o desenhista devem ter em mente que na obra trabalha pessoal somente com conhecimentos adquiridos na prática, como encarregados, carpinteiros e armadores, sem conhecimento de estática e dos esforços aos quais são submetidos os materiais e assim não podem advinhar o pensamento do projetista se os desenhos não forem claros.".(RIPPER-1996,p.13).

Vamos aos fatos! Este texto foi escrito a 15 anos atrás, na época a realidade da construção civil era outra, não muito, mais um pouco diferente de hoje. Na atualidade não se admite mais a ausência de um técnico, seja ele engenheiro, arquiteto, tecnologo, tecnico, etc.., responsável dentro de uma obra. Alguém que realmente tenha conhecimento teorico necessário para interpretação dos projetos daquela obra. Eis um ótimo motivo para que as universidades prepararem bem seus discentes, para que os mesmos possam ser capazes de realizar tais atividades de forma segura. Os futuros profissionais graduados da construção civil devem ser conscientes de que precisam adquirir competências e habilidades para sua futura profissão. Quanto aos profissionais que trabalham diretamente na execução, este, hoje precisam ter além do conhecimento prático adiquirido com o tempo, também necessitam de conceitos teoricos, não quanto ao estática ou esforços, mas referente a sua própria atividade. Já era...a época do "cara que só faz", agora temos que ter o que "faz e pensa".

P + L NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Segundo o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável - (http://www.cebds.org.br/cebds/eco-pmaisl-conceito.asp) produção mais lima é - "a aplicação contínua de uma estratégia técnica, econômica e ambiental integrada aos processos, produtos e serviços, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, pela não geração, minimização ou reciclagem de resíduos e emissões, com benefícios ambientais, de saúde ocupacional e econômicos.".

Muitas empresas da industria manufatureira, vem aplicando os conceitos do P+L, faz algum tempo, e veem conseguido bons resultados em seus processos e sua estrutura. Isso vem trazendo não somente beneficios ao meio ambiente, tras também beneficios empresariais como redução de custos, melhor organização, e uma consciencia sobre desperdicios na indústria.

A CESS defende, não de agora, uma maior difusão dos conceitos P+L aplicados dentro de um dos setores que mais utilizam a natureza como fonte de seus recursos - a construção civil. Se existem resultados comprovados por que não trabalhar este conceitos para buscar melhorias no setor? Um P+L dentro dos canteiros de obra pode trazer uma maior otimização de seus processos, melhor aproveitamento dos recursos utilizados em canteiro e consequentemente maior redução de desperdícios. A ideia destes conceitos muda completamente a visão paradigmatica que se tem da construção civil, e com certeza, poderá trazer muitos beneficios para o setor como para seu entorno.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

CUSTO, TEMPO E ARRANJO FISICO



Ainda existem muitas pessoas que orçam seus produtos acabados sem dá muita atenção aos tempo e arranjo fisico de seus processos produtivos. O que, na grande maioria das vezes causa divergências entre os custos aplicados e os reais, podendo até gerar prejuízos ao empresário.

Dentre os fatores que levam a essa desconsideração de tempo, principalmente, é o não conhecimento de tecnica, por parte dos empresários (em sua grande maioria ele é o dono, gerente, supervisor, financeiro, etc), o que o leva muitas vezes a estimar aleatóriamente um numero para determinada atividade.

Vai aqui uma dica simples, que pode ser executada: "Pegue seu processo divida-o em atividades menores e faça cronometragens por um periódo para encontrar pelo menos um tempo padrão, mais próximo da realidade, será bem melhor que estimar aleatóriamente. Quanto ao arranjo físico, verifique se suas máquinas, matéria-prima e pessoas estão organizadas de maneira a otimizar a produção, ou seja, de forma que resultem em um menor tempo para execução de suas atividades.".

DESPRENDIMENTO DE REVESTIMENTO CERÂMICO

Um dos grandes aborrecimentos que muitos proprietarios de imóvel tem, é com, depois de algum tempo, o despredimento de cerâmica de pisos e/ou paredes. Para evita essa desagradável situação vai ai algumas dicas básicas na hora do assentamento:


1. Verifique se não há umidade, ou possibilidade, nas paredes ou piso onde serão assentadas as ceramicas;
2. Limpe e umideça a cerâmica antes do assentamento;
3. Faça o assentamento com produto próprio para isso, por exemplo: cimento cola ou similar;
4. Cubra toda cerâmica com a argamassa colante para assentar. É comum muitos profissionais colocarem a argamassa de assentamento deixando as bordas vazias;
5. Deixe a argamassa curar sem que haja nenhuma força sobre a mesma.

Existem muitas outras falhas que podemos encontrar em assentameto cerâmico - Principalmente quando no tocante a paredes onde antes existia algun tipo de pintura, ou seja, paredes não projetadas inicialmente para o revestimento cerâmico. Mas isso fica para uma outra oportunidade. Até lá!

FAZENDO ACONTECER

Temos falado bastante, aqui, sobre a falta de profissionais na construção civil. Pois é!


O STDS (Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social), juntamente com o CENTEC e a Prefeitura Municipal de Sobral (Sec. de Ação Social) concluiram no dia 28 próximo (28/04/2011) 3 cursos direcionados para profissionais desta área. Os cursos de Artifice de construção civil (Pedreiros), Eletricista Predial e Pintor.


A CESS vem parabenizar aos trabalhadores que enfrentaram essa dura jornada de 200 horas, para chegarem até o fim da primeira etapa de suas profissões e o inicio de uma promissora profissão, e em particular aos novos pedreiros que, com certeza logo estarão dentro dos canteiros de obra. São eles:


Antonio Alcides; Fco Daniel; Fco Everton; Genaldo Bernardo; José Aristides; José Ribamar; Miguel de Melo; Paulo Henrique; Paulo Januário; Ant. Edson; Jone Raylon; Fco Genival; Fco Leison; Fco Arlindo; Gildevan Ferreira; Macsuelison Soares; Rdo Messias; Marcos Aurelio; Tiago Henrique; Jose Danilo; Edilson Rodrigues.


A todos os novos profissionais qualificados para o mercado de trabalho BOA SORTE na nova jornada. E aos orgãos envolvidos na execução deste projeto PARABÉNS pela iniciativa, desta forma estaremos caminhando para "quebra de paradigmas" na construção civil e obviamente agregando qualidade aos serviços.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

OS SOFTWARE's NA ENGENHARIA ESTRUTURAL



Gostaria de dá uma "palhinha" quanto ao uso de software na engenharia estrutural. Inicialmente fique claro que não tenho nada contra, pelo contrário, reconheço que eles vieram para facilitar (e muito!) a vida dos profissionais (o que seriamos hoje sem eles?) e agilizar tarefas e projetos. É...aqueles projetos com enormes cálculos, complicadíssimos, para encontrar cargas e armaduras, sem contar o tempo demandado para execução dos mesmo. Pois bem!!

Hoje "muitos" estudantes (ainda na universidade - sem generalização) deixam de ver a importante função de como estes cálculos irão funcionar in loco, ainda que enormes e cansativos. Muitos futuros profissionais se deixam entregar totalmente aos resultados dos programas ofertados pelo mercado, sem, se quer, na hora da execução fazer nenhuma observação ou questionamentos em algum ponto da estrutura. Não que o computador venha cometer um erro de cálculo, mas ele (computador) na está isento ao engano de alguma virgula, ou coeficiente colocado por engano pelo digitador.


O engenheiro de obra deve ver o software como uma ferramenta auxiliar não como uma verdade suprema. Os software's são importantissimos hoje, sem sombra de dúvidas. Mas aprender os calculos (ainda que quase torturantes) e como eles irão funcionar na prática, o como se faz - ainda continua sendo importante.


Quero ressaltar que não sou contra de forma nenhuma a utilização de programas de computadores, apenas percebo que existem alguns equívocos por parte de alguns ainda futuros profissionais quanto ao estudo de cálculos estruturais.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

GREVE NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM FORTALEZA (CEARÁ)


Todos teem o direito de buscarem melhorias para si ou para uma comunidade. Essa é um regra colocada dentro de qualquer sociedade, desde a familiar até a profissional. Da mesma forma, toda classe trabalhista, deve reinvindicar seus direitos juntos aos patrões, mas isso, sob nenhuma circunstância, dá ao solicitante o direito de danificar, por meio de vandalismo, propriedades que não lhes pertencem. De prejudicar o patrimônio de terceiro, por motivos fúteis e sem justificativa algumas, ainda que as tivesse não seria motivo para tais atos.


Refiro-me a fatos correntes na cidade de Fortaleza (Ceará). É triste ver meia dúzia de vândalos(transvestidos de trabalhadores) infiltrados no meio de pais de família, prejudicando uma luta de classe, por melhores condições de trabalho. Isso faz com que o "justo page pelo pecador", pois ninguém irá dá apoio a um movimento que tem como tema principal o "quebra-quebra".

PAREDES SOBRE LAJE(s) PRÉ-FABRICADA(s)

É possível construir paredes sobre lajes pré-fabricadas do tipo volterrana ou treliçadas. Mas antes de efetuar esta ação deverá ser feita inicialmente considerações importantes para norteá-lo a respeito dos procedimentos a serem executado de modo tecnicamente seguro. São eles inicialmente:

1. Projeção das paredes - Nos mesmo sentido das nervuras (vigotas) ou em sentido transversal as mesmas.

2. Comprimento do vão teórico da laje.

3. Carga exercida pela parede sobre a(s) vigota(s).

...

Figura 1 e 2


Fig. 3, 4 e 5


Devem ser observada as limitações que este procedimento exige. Bem como os devidos cuidados em sua execução.



Fonte: Fig(s) 1e2 - Laje Filizola (p.3 e 4); Fig(s) 3,4 e 5 - Própria(s)

Os 4P's do Modelo Toyota

Fonte: Liker, Jeffrey K.:O modelo Toyota:14 principios de gestão do maior fabricante do mundo.

sábado, 16 de abril de 2011

O NOVO PROFISSIONAL DA CONSTRUÇÃO CIVIL


A construção civil no Brasil atualmente passa por uma fase de alta expansão, um"boom" de crescimento. Até aqui tudo bem. Ótimo para o desenvolvimento do país, mas para não fugir da regra, todo desenvolvimento trás consigo alguns problemas, o "gargalo" nesta situação é a falta de capacitação de profissional para exercer as atividades necessárias no setor. Onde estão esses profissionais?


Lembro - me! Antes o filho do pedreiro queria ser pedreiro e o era no futuro, do carpinteiro, do ferreiro, da mesma forma. Hoje não vemos mais isso. Talvez este fato se deva à facilidade de "estudo" (educação formal), ou seja, o acesso a educação está fazendo com que os jovens busquem outras áreas, pois a construção civil ainda é vista como o setor em que trabalha somente aquelas pessoas com baixo nível de escolaridade, que não adquiriram instrução escolar.


Eis um bom motivo para que as empresas de construção civil, comecem a adotar rotinas de treinamento em seus estabelecimentos, de modo a manter, os profissionais existentes, no setor e de atrair novos profissionais. Retirar o paradigma da baixa escolaridade para trabalhar na construção civil! Assim poderá existir um crescimento, maior e com qualidade de serviços no setor, de modo que o desenvolvimento atinga a todos.

QUALIDADE DEPENDE DE TODOS!!!

Qualidade é o termo que muita empresa utiliza para definir seus produtos ou serviços. O princípio básico para um início de programa de qualidade ainda é a implantação de um 5s. No entanto muita gente afirma ter implantado o programa, onde na verdade somente definiram os conceitos.

Gente, para que haja realmente uma implantação de qualquer programa de melhorias, deve existir o empenho de todos no conceito, por em prática tudo que preze a filosofia. Quando digo todos são todos mesmo, desde a pessoa que faz a limpeza até a diretoria, principalmente. Se a direção da empresa não se engajar no conceito não existe 5s nem programa nenhum.

Resolver problemas, eis a palavra que toda empresa requer de seus profissionais no novo cenário de mercado. O atual profissional não tem somente que ter a flexibilidade de executar atividades requeridas, mas acima de tudo de como fazer de forma mais otimizadora, de modo a reduzir custos e a agilizar as tarefas.

SEGURANÇA NO TRABALHO?!?!?!



RIO - O encosto de uma cadeira de escritório está preso a um assento. No suporte improvisado, um operário, sem outro equipamento de segurança, pinta a fachada de um dos prédios de 16 andares que compõem o Conjunto Sesquicentenário da Independência, na Rua Araújo Leitão, no Engenho Novo, Zona Norte do Rio. O desrespeito às regras de segurança do trabalho foi flagrado nesta semana pelo leitor Marco Souza. Segundo a Norma Regulamentadora número 18 (NR-18), editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, as cadeiras devem estar suspensas por cabos de aço ou de fibra sintética, e o trabalhador tem que usar cinto de segurança tipo pára-quedista, ligado a um dispositivo que trava possíveis quedas. Todo o equipamento deve ser oferecido pelo responsável da obra. "No local não há placa de identificação descrevendo a obra, nem responsável técnico. Entrei em contato com todos os órgãos de fiscalização e nenhum deles tomou providências para resguardar a segurança do prestador de serviços nem dos pedestres que circulam abaixo", afirma Souza. [...]