.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

SEMANA DE TECNOLOGIA DA UVA/SOBRAL


O CENTRO ACADEMICO DO CURSO DE TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUA VALE DO ACARAU - UVA, OFERECE O SEU IV ENCONTRO E A CESS CONSULTORIA APOIA ESSA INICIATIVA QUE SÓ TRARÁ MAIS CONHECIMENTO AOS ACADEMICOS E CONSEQUENTEMENTE A SOCIEDADE QUE TERÁ PROFISSIONAIS CAPACITADOS NO DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES.


QUANTO MAIOR O ENVOLVIMENTO DA ACADEMIA COM A COMUNIDADE, MAIOR SERÁ O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS.

GERENCIA DE PROJETOS

A gerência de projetos dentro de canteiro de obra traz para o empreendimento a Qualidade desejada com segurança merecida!

Obra: Residencial Royal Park                                 Cidade/UF: Sobral - Ceará
Construção e Incorporação: CCN Construções Civis


sábado, 3 de novembro de 2012

OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS NA CONSTRUÇÃO

Para minimizar possíveis transtornos das mais diversas naturezas, é primordial que o consumidor se certifique de que a construtora tem experiência na gestão de projetos, “pois a possibilidade de ela ter sucesso em sua execução é muito maior. Outro ponto importante é solicitar um relatório técnico ou financeiro mensal para acompanhar o andamento da construção”, sugere Tião Lopes.

“Quanto maior a obra, maior o número de problemas e também de soluções possíveis. Mas, muitas vezes, uma obra de menor porte é mais problemática do que uma maior, principalmente no que tange aos recursos aplicados, se formos comparar”, diz Tião Lopes.



João Carlos Boyadjian, coordenador do MBA Gestão de projetos do Instituto de Educação Tecnológica (Ietec), confirma que o gerenciamento de projeto pode ser adotado em diferentes tipos de empresas ou obras – construções residenciais, grandes edificações, plantas industriais, entre outras. “No entanto, é importante ressaltar que o nível de controle de um projeto deve respeitar o tamanho da obra.”

Com relação a como devem ser aplicadas as metodologias, ele diz que elas são únicas para cada empresa e devem ser criadas por pessoas experientes e que trabalham no escritório de projetos da empresa, denominado de PMO (Project Management Office). “Lembro que, aqui, a palavra projeto se aplica à gestão do empreendimento e não à prática de elaboração do design do prédio.”

Na opinião do coordenador, o conhecimento de todo esse processo dá maior possibilidade ao consumidor de, ao comprar um imóvel administrado com as boas práticas de gestão de projetos, ter assegurada a entrega dentro do prazo. “E com a qualidade requerida no memorial descritivo do imóvel”, acrescenta.

Diretor comercial e de marketing da Patrimar, Lucas Guerra também defende o emprego da gestão de projetos. “Para a empresa, os benefícios são a otimização dos recursos da construção, diminuição de gastos, melhoria de aproveitamento dos espaços. Para o consumidor, significa melhor qualidade e utilização do produto.”A redução do prazo de obra é outra vantagem para o comprador, segundo observa o diretor.
 

ORGANIZAÇÃO GERA ECONOMIA

Gestão de projetos previne possíveis transtornos e pode ser decisiva para a conclusão da obra


"O consumidor precisa ficar atento ao contrato com a construtora, para saber se houve gestão do projeto" - Tião Lopes, dono da Arqsol Arquitetura
Em qualquer área da vida, planejamento é essencial. E na construção civil não seria diferente. Por isso, o arquiteto e sócio-proprietário da Arqsol Arquitetura e Tecnologia, Tião Lopes, acredita que a gestão de projetos é imprescindível para a execução de um empreendimento. “O ideal é planejar a obra antes mesmo de começá-la, pois, assim, evitamos o desperdício ou a mudança de rumos durante a construção. Isso se traduz em economia”, reforça.

Com o mercado da construção civil a todo vapor e a carência de mão de obra, é necessário tomar todos os cuidados para que tudo saia conforme o previsto. “Quando isso não ocorre, principalmente por causa dos cronogramas apertados, tudo fica mais complicado. Dessa forma, aumenta-se o risco de acidentes, a obra pode ficar malfeita, sem soluções adequadas para o ambiente, entre outras ocorrências”, aponta Tião Lopes.

Para evitar esses transtornos, a saída é a informação. Como quem compra um imóvel é, em sua maioria, leigo nas questões técnicas referentes à construção civil, uma das formas de ter mais tranquilidade em relação à aquisição é saber se o empreendimento foi ou está sendo construído com a utilização de metodologias da gestão de projetos. “O consumidor precisa ficar atento ao contrato com a construtora, para saber se houve gestão de projeto e de obras no empreendimento, pois elas caminham juntas. O mais indicado é ter um advogado para auxiliá-lo nessa questão contratual”, aconselha.

VALOR

Para quem pensa que essas informações não são importantes, o arquiteto diz que uma obra sem hierarquia ou sequência lógica é fruto de um projeto desorganizado, o que pode ter como consequência perdas financeiras. “Uma obra que utilizou a gestão de projetos é muito mais valorizada no mercado.”

O economista Sérgio Lima, que receberá ainda este ano o imóvel que comprou, acredita que a obra na qual tenha sido utilizada a metodologia conta com um diferencial a seu favor. “Entretanto, a gestão de projetos, apesar de se mostrar eficiente como um modelo de controle/acompanhamento, não elimina fatores externos que podem causar grandes impactos à obra.”

Entre eles, Sérgio aponta o aumento do custo da mão de obra devido à falta de profissionais qualificados. “E, em meio ao aquecimento do mercado, devido às obras associadas ao Mundial de 2014, a elevação nos preços dos insumos pela lei da oferta e demanda. Além de fenômenos da natureza, burocracia devido à legislação brasileira, entre outros fatores cujo impacto não pode ser neutralizado pela simples adoção do gerenciamento de projetos.”
 

G.P. PERMITE QUE A CONSTRUÇÃO SEJA PLANEJADA

A fim de reduzir o número de problemas construtivos e ainda permitir ganhos de produtividade e qualidade, as construtoras passaram a investir em metodologias da gestão de projetos. O trabalho consiste na utilização de sistemas testados e aprovados, desenvolvidos para garantir o alcance dos objetivos estabelecidos para o projeto, tais como prazo, custo e qualidade. Para o consumidor, há a vantagem de ter maior segurança de que o imóvel será entregue na data prevista e conforme o memorial descritivo.

Com isso, hoje, os gestores de projetos estão presentes em todas as etapas do processo: da concepção à entrega do empreendimento, como afirma o coordenador do MBA Gestão de projetos do Instituto de Educação Tecnológica (Ietec), João Carlos Boyadjian. “As metodologias de gerenciamento de projetos envolvem o conhecimento de um conjunto de processos para se iniciar, planejar, executar, monitorar/controlar e encerrar um projeto. Para isso, a organização tem que desenvolver suas regras de gerenciamento dentro do ciclo de vida dos projetos gerenciados por ela.”

Muito empregadas em grandes empresas, as metodologias, totalmente aplicáveis ao setor de construção, agora despertam a atenção de construtoras de todos os portes, conforme João Carlos. “Todo empreendimento necessita ser controlado financeiramente e ter o prazo bem definido. O escopo técnico também precisa ser gerenciado, os contratos elaborados, os recursos humanos medidos e comparados com a necessidade do empreendimento”, diz.

De acordo com o arquiteto e sócio-proprietário da Arqsol Arquitetura e Tecnologia, Tião Lopes, a gestão de projetos consiste em organizar todas as etapas da obra, o que evita alteração no prazo de entrega e aumento do valor previsto no orçamento para executá-la. “Essa metodologia consiste no ordenamento e hierarquização dos sistemas de hidráulica, elétrica e construção civil de um empreendimento. Os projetos de arquitetura e de engenharia se complementam e devem caminhar juntos desde o início da obra.”

Apesar de ter aumentado o interesse por parte das construtoras, a gestão de projetos ocorre em uma parte bem pequena das obras, conforme Tião Lopes. “As pessoas não sabem o quanto estão perdendo por conta disso. Geralmente, elas não sabem o que querem e vão fazendo alterações no andamento da construção, o que acaba sendo um grande desperdício de recursos”, diz o arquiteto.

Para as empresas que adotam a metodologia, a dificuldade é encontrar profissionais na área. A solução é investir na mão de obra existente para que o trabalho seja desenvolvido. Esse é o caso da Mascarenhas Barbosa Roscoe Construções (MBR). Segundo o presidente da empresa, Luiz Fernando Pires. o treinamento abrange profissionais com os mais diversos tipos de formação. “Os gestores de projetos são todos da equipe da empresa”, conta.

Luiz Fernando diz que o investimento vale a pena, porque faz com que o empreendimento tenha uma redução considerável, tanto nos custos quanto no tempo gasto para ser finalizado. “Com isso, todo o processo é otimizado, para que toda a equipe produza e execute seus planos da melhor maneira possível, diminuindo, assim, a probabilidade de erros. Por isso, as ferramentas de gestão de projetos trazem benefícios para o construtor e para o cliente, ajudando-os a alcançar os resultados esperados”, diz Luiz Pires.

Apesar de não ter feito uma consulta para saber se no imóvel que adquiriu na planta, no Bairro Candelária – Região de Venda Nova –, foi empregada a gestão de projetos, o economista Sérgio Augusto Brugnara de Souza Lima reconhece a importância da metodologia. “O tema tem ganhado espaço em todos os setores da economia, perceptível pelo fato de que é cada vez maior a demanda por profissionais qualificados nessa área".