.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

terça-feira, 20 de abril de 2010

CISALHAMENTO EM LAJES TRELIÇADAS



Tensão de cisalhamento ou tensão tangencial ou ainda tensão de corte - é um tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos opostos porém em direções semelhantes no material analisado. Exemplo: a aplicação de forças paralelas mas em sentidos opostos.
Em laje pré-fabricada do tipo treliçada para residencias com arquiteturas simples essas forças, normalmente, apresentação de forma a considerar-se execeto quando se tem grandes cargas e/ou grandes vão para uma altura insuficiente.

Vamos explicar!

Quando temos um vão razoavelmente "grande" e dimensionarmos uma altura insuficiente para o vão automaticamente aparecerá uma tensão de cisalhamento atuando de forma consideravel sobre a laje. Para combatermos esta tensão de cisalhamento temos que dimensionar uma armadura para adicionamos a treliça (estribos), o que tornaria a laje onerosa, ou dimensionarmos uma peça treliçada com altura suficiente para aproveitarmos as sinuoides da propria peça, para isso teriamos que deixar o banzo superior da treliça na altura da mesa de compressão.
O descrito acima é apenas um pequeno resumo de uma solução para combate de cisalhamento em lajes treliçadas, é necessário se fazer um estudo da situação em que se encontrar a laje para determinar, realmente qual a melhor alternativa, isso deve ser feito por profissional especializado e com experiencia neste tipo de produto.
Qualquer duvida estamos a sua disposição, escreva-nos.