Vem nos causando bastante preocupação o que certo profissionais vem pensando e fazendo com laje pré-fabricada de concreto, laje treliçada (para ser mais preciso). A mentalidade que vem percorrendo os canteiros de obra de Sobral é que compra-se laje para cargas acidentais equivalentes a 50 kgf/m² (o que denominam laje para forro) para colocar-se uma malha para reforça tal laje tornando-a para uma carga acidental de 200Kgf/m² (laje para piso). Isso esta se tornando moda no meio de investidores orientado por pedreiros que acreditam que a quantidade de ferro e o unico fator determinante para o trabalho de uma laje. Vale salientar que a mesa de compressão não exerce a funcão ao qual este ato esta tentando trabalhar.
Agindo desta forma, o construtor irá esta construindo uma semi-laje* maciça sobre uma pré-fabricada o que irá encarecer mais seus custos sem contar que estará compromentendo a segurança.
Pessoal vamos deixar de aplicar o velho ditado "não sou eu que vou morar!" e pensar na vida dos outros que habitarão aquilo que vocês constroem!
*(o termo semi-laje aqui utilizado é somente para ilustrar a situação, pois, não tem valor conotativo para o calculo - não neste aspecto)