"Custo total de produção pode ser definida como o total de despesas realizadas pela firma com a utilização da combinação mais economica dos fatores, por meio da qual é obtida um determinada quantidade do produto."(MONTORO, et al - 2002).
Pois bem!! Na prática, em muitos casos o que vemos é que muitas empresas não conhecem realmente os verdadeiros custos de seu processo de produção, tratam o custo somente de meneira contábil o que em sua grande maiorias tenho visto que não é somente isso. Muitos são os casos em que os custos para formação de preço são baseados em empirismo do processo (isso baseado em anos, sem uma revisão periodica e/ou mesmo um levantamento inicial). Isso ocorre principalmente nas pequenas e médias empresa, onde muitas delas são administrada, gerenciadas, supervisionadas, planejadas, etc...por uma única pessoa - o dono. Nada contra o dono esta no negocio, ele tem mesmo que estar, mas não ser o faz tudo!
Na hora de se montar o preço de algum produto ou serviço tem que se apurar o custos que essa processo irá ter. Quando digo custo falo de: materia prima, mão de obra, os retrabalhos, o desperdicio, etc...Tudo tem que ser visto e corrigido o que for necessário.