As lajes nervuradas, tem como um de seus objetivos, o de resistir as esforços solicitantes, com um menor custo quando comparada com a laje maciça convencional. Dentre os tipo da lajes nervuradas podemos citar a LAJE TRELIÇADA, que vem sendo muito utilizada atualmente, principalmente nas medias e pequenas edificações de Sobral. A facilidades de aquisição facilita para quem constroi (empreiteiro) quanto para que investe (proprietário).
Mas esta "facil" aquisição traz consigo agravantes que vem desde a produção e se estende até a execução de montagem das mesmas. A FALTA DE CONHECIMENTO e/ou ORIENTAÇÃO quanto a correta execução de fabricação e montagem, somados a DESQUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA, são os principais fatores que comprometem o produto e sua funcionalidade. Normas são desrespeitadas ou ignorada por total na hora de tratar esse produto. A busca pelo lucro financeiro esta colocando de lado a SEGURANÇA e ESTABILIDADE DA ESTRUTURA.
Recente coleta de informações dentro de canteiro de obra de Sobral, verificou-se que 85% das lajes são executadas com desvio total das normas correlatas e que 90% dos profissionais valiam-se da "experiencia" para afirmarem, e justificarem, esta correta o metodo utilizado, sendo também que os mesmos não receberam nenhum tipo de orientação para a correta aplicação do produto e os que receberam algum tipo de orientação, as desconsideraram na hora do trabalho.