Segundo Michael Porter (1986), o consumidor basea sua decisão de compra no preço. Hoje no atual cenario economico do mercado o preço baixo pode não ser o unico fator ou pelo menos o suficiente para garantir, a empresa, a venda de seu produto.
O consumidor (cliente) do mundo das "empresa modernas" procuram em um produto não só o menor preço (é claro que ainda é o principal atrativo, isso não deve ser desconsiderado), mas também os serviços que se acoplam ao mesmo, que até meados da 2ª metade do Sec. XX, eram visto como os que NÃO AGREGAM VALOR, e que hoje pode ser crucial ao cliente consumidor na hora da compra, ou seja, é o DIFERENCIAL que a empresa possui junto a suas concorrentes.
Estou falando da QUALIDADE que esta envolto do produto colocado na vitrine da empresa, não somente aquela qualidade na produção propriamente dita, mas também a que esta envolvida com a oferta e a negociação com o cliente, tipo: ATENDIMENTO PERSONALIZADO, COMUNICAÇÃO VISUAL e VERBAL, PÓS VENDA, dentre outros, que cada empresa pode explorar conforme sua realidade e produto. Isso é a marca que a empresa deixa no cliente, uma boa impressão que faz com que o consumidor sinta diferença quando comparado a outras empresas, e assim faça com que ele começe a se peguntar se não vale apenas pagar R$1,00 a mais para ter beneficios 100 vezes maior.