.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

sábado, 30 de abril de 2011

CLAREZA NOS PROJETOS DE ENGENHARIA



"Na apresentação do projeto em desenho, o projetista e o desenhista devem ter em mente que na obra trabalha pessoal somente com conhecimentos adquiridos na prática, como encarregados, carpinteiros e armadores, sem conhecimento de estática e dos esforços aos quais são submetidos os materiais e assim não podem advinhar o pensamento do projetista se os desenhos não forem claros.".(RIPPER-1996,p.13).

Vamos aos fatos! Este texto foi escrito a 15 anos atrás, na época a realidade da construção civil era outra, não muito, mais um pouco diferente de hoje. Na atualidade não se admite mais a ausência de um técnico, seja ele engenheiro, arquiteto, tecnologo, tecnico, etc.., responsável dentro de uma obra. Alguém que realmente tenha conhecimento teorico necessário para interpretação dos projetos daquela obra. Eis um ótimo motivo para que as universidades prepararem bem seus discentes, para que os mesmos possam ser capazes de realizar tais atividades de forma segura. Os futuros profissionais graduados da construção civil devem ser conscientes de que precisam adquirir competências e habilidades para sua futura profissão. Quanto aos profissionais que trabalham diretamente na execução, este, hoje precisam ter além do conhecimento prático adiquirido com o tempo, também necessitam de conceitos teoricos, não quanto ao estática ou esforços, mas referente a sua própria atividade. Já era...a época do "cara que só faz", agora temos que ter o que "faz e pensa".