A construção civil no Brasil atualmente passa por uma fase de alta expansão, um"boom" de crescimento. Até aqui tudo bem. Ótimo para o desenvolvimento do país, mas para não fugir da regra, todo desenvolvimento trás consigo alguns problemas, o "gargalo" nesta situação é a falta de capacitação de profissional para exercer as atividades necessárias no setor. Onde estão esses profissionais?
Lembro - me! Antes o filho do pedreiro queria ser pedreiro e o era no futuro, do carpinteiro, do ferreiro, da mesma forma. Hoje não vemos mais isso. Talvez este fato se deva à facilidade de "estudo" (educação formal), ou seja, o acesso a educação está fazendo com que os jovens busquem outras áreas, pois a construção civil ainda é vista como o setor em que trabalha somente aquelas pessoas com baixo nível de escolaridade, que não adquiriram instrução escolar.
Eis um bom motivo para que as empresas de construção civil, comecem a adotar rotinas de treinamento em seus estabelecimentos, de modo a manter, os profissionais existentes, no setor e de atrair novos profissionais. Retirar o paradigma da baixa escolaridade para trabalhar na construção civil! Assim poderá existir um crescimento, maior e com qualidade de serviços no setor, de modo que o desenvolvimento atinga a todos.