Ainda existem muitas pessoas que orçam seus produtos acabados sem dá muita atenção aos tempo e arranjo fisico de seus processos produtivos. O que, na grande maioria das vezes causa divergências entre os custos aplicados e os reais, podendo até gerar prejuízos ao empresário.
Dentre os fatores que levam a essa desconsideração de tempo, principalmente, é o não conhecimento de tecnica, por parte dos empresários (em sua grande maioria ele é o dono, gerente, supervisor, financeiro, etc), o que o leva muitas vezes a estimar aleatóriamente um numero para determinada atividade.
Vai aqui uma dica simples, que pode ser executada: "Pegue seu processo divida-o em atividades menores e faça cronometragens por um periódo para encontrar pelo menos um tempo padrão, mais próximo da realidade, será bem melhor que estimar aleatóriamente. Quanto ao arranjo físico, verifique se suas máquinas, matéria-prima e pessoas estão organizadas de maneira a otimizar a produção, ou seja, de forma que resultem em um menor tempo para execução de suas atividades.".