.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

sábado, 30 de abril de 2011

P + L NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Segundo o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável - (http://www.cebds.org.br/cebds/eco-pmaisl-conceito.asp) produção mais lima é - "a aplicação contínua de uma estratégia técnica, econômica e ambiental integrada aos processos, produtos e serviços, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, pela não geração, minimização ou reciclagem de resíduos e emissões, com benefícios ambientais, de saúde ocupacional e econômicos.".

Muitas empresas da industria manufatureira, vem aplicando os conceitos do P+L, faz algum tempo, e veem conseguido bons resultados em seus processos e sua estrutura. Isso vem trazendo não somente beneficios ao meio ambiente, tras também beneficios empresariais como redução de custos, melhor organização, e uma consciencia sobre desperdicios na indústria.

A CESS defende, não de agora, uma maior difusão dos conceitos P+L aplicados dentro de um dos setores que mais utilizam a natureza como fonte de seus recursos - a construção civil. Se existem resultados comprovados por que não trabalhar este conceitos para buscar melhorias no setor? Um P+L dentro dos canteiros de obra pode trazer uma maior otimização de seus processos, melhor aproveitamento dos recursos utilizados em canteiro e consequentemente maior redução de desperdícios. A ideia destes conceitos muda completamente a visão paradigmatica que se tem da construção civil, e com certeza, poderá trazer muitos beneficios para o setor como para seu entorno.