.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

terça-feira, 13 de abril de 2010

LAYOUT EM CANTEIRO DE OBRA



O arranjo fisico se refere ao planejemento do espaço fisico a ser ocupado e representa a disposição de maquinas e equipamentos necessários a produção dos produtos/serviços da empresa. [...]. Assim as maquinas e equipamentos devem estar adequadamente dispostos e colocados fisicamente para facilitar o processo produtivo. [...]. O arranjo fisico é retratado por meio de layout (palavra inglesa que significa dispor, ordenar, esquematizar). (CHIAVENATO - 2005).
Em nossos canteiro de obra no que diz respeito ao layout comumente encontrado, deixa muito a desejar quanto ao melhor aproveitamento do espaço encontrado. Devemos ver que um canteiro de obra, ou qualquer que seja o setor produtivo, uma boa disposição de maquinas e/ou equipamentos irá proporcionar uma produção eficiente e eficaz. A produção terá um melhor aproveitamento de seus colaboradores quanto a execução das atividade do processos produtivo.
Para se conseguir uma boa equematização dentro do canteiro de obra, bastar para isso realizar um processo de planejamento antes da execução do projeto, lembramos que a construção civil nos propociona, até mais que os outros setores, um bom planejamento, pois quando partimos para o campo, já vamos munidos de como será o produto a ser confeccionado, ou seja, a edificação por exemplo. Mas tem que se criar o habito de planejar e gerará maior renda e menor desperdicio de produção.