.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

quinta-feira, 21 de abril de 2011

OS SOFTWARE's NA ENGENHARIA ESTRUTURAL



Gostaria de dá uma "palhinha" quanto ao uso de software na engenharia estrutural. Inicialmente fique claro que não tenho nada contra, pelo contrário, reconheço que eles vieram para facilitar (e muito!) a vida dos profissionais (o que seriamos hoje sem eles?) e agilizar tarefas e projetos. É...aqueles projetos com enormes cálculos, complicadíssimos, para encontrar cargas e armaduras, sem contar o tempo demandado para execução dos mesmo. Pois bem!!

Hoje "muitos" estudantes (ainda na universidade - sem generalização) deixam de ver a importante função de como estes cálculos irão funcionar in loco, ainda que enormes e cansativos. Muitos futuros profissionais se deixam entregar totalmente aos resultados dos programas ofertados pelo mercado, sem, se quer, na hora da execução fazer nenhuma observação ou questionamentos em algum ponto da estrutura. Não que o computador venha cometer um erro de cálculo, mas ele (computador) na está isento ao engano de alguma virgula, ou coeficiente colocado por engano pelo digitador.


O engenheiro de obra deve ver o software como uma ferramenta auxiliar não como uma verdade suprema. Os software's são importantissimos hoje, sem sombra de dúvidas. Mas aprender os calculos (ainda que quase torturantes) e como eles irão funcionar na prática, o como se faz - ainda continua sendo importante.


Quero ressaltar que não sou contra de forma nenhuma a utilização de programas de computadores, apenas percebo que existem alguns equívocos por parte de alguns ainda futuros profissionais quanto ao estudo de cálculos estruturais.