.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

sábado, 29 de junho de 2013

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

CONVERSANDO É QUE SE ENTENDE!
Por: Julio Cesar Sousa



Todo ser animal, de qualquer que seja a espécie, desde os primórdios da vida, antes de qualquer descoberta: escrita, pintura, caça, etc. Necessitou ante de mais nada, comunicar - se com os de sua própria espécie. Essa comunicação o tornou hábil ao desenvolvimento, talvez o primeiro passo de uma organização. Nós seres humanos, "polegares opostos" dotado de um cérebro "diferenciado", que nos propiciou distinguir - se do demais animais, passamos a usar essa habilidade natural de uma maneira mais eficiente na natureza. Eficiente, digamos, no sentido de evoluirmos essa comunicação para bem além do simples caçar e pesca, mas sim para "o transformar", chegando ao ponto de transformação da própria natureza humana, nos levando a evolução social que possuímos.

A comunicação é hoje e sempre foi, dentro de qualquer sistema, um fator primordial, tanto para a existência quanto para a aniquilação geral do mesmo. Não existe organização sem que haja conversação, um acordo, regras a serem seguidas, etc. E tudo isso só se consegue mediante a troca de ideias entre os envolvidos dentro do cenário organizacional e essa troca se dá por meio da ação "vamos conversar?!". Não existe na historia da humanidade nenhuma civilização que tenha feito acordo sem antes sentar em volta de uma "mesa redonda" com seus desafetos para chegarem a um consenso.

Da mesma forma, não com desafetos, mas com parceiros, a falta de dialogo dentro de uma organização, faz com que as atividades foco desta, passem a ter uma baixa qualidade em seus resultados. Então por que persistir com velhos paradigmas de querer fazer e agir sozinho dentro de algo em que existem vários "polegares opostos dotados de cérebro diferenciado"? Por que deixar para si a responsabilidade de resolução e decisão, que pode perdurar por dia, meses e até anos, quando pode reunir - se com outros e quem sabe chegar a um denominador comum em questão de horas ou até mesmo minutos? Dialogar ainda é uma ótima alternativa para a sanidade de uma organização. Um bom cenário organizado com uma característica multidisciplinar onde vigora várias competência de habilidade heterogênea é um ambiente fértil para debates e atritos, mas também é ótimo para ideias novas e quebra de paradigmas. Para isso bastar que haja uma conversa.

Um brainstorms não funciona com um "cavaleiro solitário"!