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"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O CUSTO DO SEU PRODUTO

Quanto custa um saquinho de pipoca? Você já parou para pensar em quantas operações existem até chegarmos a essa resposta? Ah! e um custo de forma justa (adiante falaremos mais sobre preço justo). Será que realmente o pipoqueiro esta custeando corretamente as atividades constantes no processo? Você não tem nenhuma obrigação de saber essa resposta (a não ser que você seja pipoqueiro).
Realmente não é obrigado a saber, sobre pipocas, mas deve conhecer o produto que esta vendendo, tanto quanto o pipoqueiro o dele. É neste ponto que entra em ação o preço competitivo (assunto já mencionado em ocasiões passadas). É onde você vai ver se seu preço é ou não justo. Mas, lembre-se, quem dita se o preço é justo é um companheiro de toda empresa, O MERCADO em que se estar inserido. Se o mercado compra seus produtos pelo preço que você estar ofertando, se te oferecer restrições – ótimo. Se não (o que sempre acontece) é hora de ver as “operações das pipocas” e verificar se você não esta atropelando algo ou equivocado em determinados trecho.
Hoje há competitividade por, pequenas, fatias do mercado, seja ela qual for, onde as empresas “brigam” acirradamente, e que esta disputa esta cada vez mas fervorosa, “onde não são os fortes que devoram os fracos mais sim o veloz que ultrapassam os lentos”. Por isso você deve estar preparado para esta sempre a um passo na frente de seu concorrente. Verifique se seu carrinho de pipoca não tem alguns grãos a mais que possam ser retirados sem prejudicar seu produto final e ainda lhe permitir forma um bom custo.