.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

sábado, 3 de novembro de 2012

G.P. PERMITE QUE A CONSTRUÇÃO SEJA PLANEJADA

A fim de reduzir o número de problemas construtivos e ainda permitir ganhos de produtividade e qualidade, as construtoras passaram a investir em metodologias da gestão de projetos. O trabalho consiste na utilização de sistemas testados e aprovados, desenvolvidos para garantir o alcance dos objetivos estabelecidos para o projeto, tais como prazo, custo e qualidade. Para o consumidor, há a vantagem de ter maior segurança de que o imóvel será entregue na data prevista e conforme o memorial descritivo.

Com isso, hoje, os gestores de projetos estão presentes em todas as etapas do processo: da concepção à entrega do empreendimento, como afirma o coordenador do MBA Gestão de projetos do Instituto de Educação Tecnológica (Ietec), João Carlos Boyadjian. “As metodologias de gerenciamento de projetos envolvem o conhecimento de um conjunto de processos para se iniciar, planejar, executar, monitorar/controlar e encerrar um projeto. Para isso, a organização tem que desenvolver suas regras de gerenciamento dentro do ciclo de vida dos projetos gerenciados por ela.”

Muito empregadas em grandes empresas, as metodologias, totalmente aplicáveis ao setor de construção, agora despertam a atenção de construtoras de todos os portes, conforme João Carlos. “Todo empreendimento necessita ser controlado financeiramente e ter o prazo bem definido. O escopo técnico também precisa ser gerenciado, os contratos elaborados, os recursos humanos medidos e comparados com a necessidade do empreendimento”, diz.

De acordo com o arquiteto e sócio-proprietário da Arqsol Arquitetura e Tecnologia, Tião Lopes, a gestão de projetos consiste em organizar todas as etapas da obra, o que evita alteração no prazo de entrega e aumento do valor previsto no orçamento para executá-la. “Essa metodologia consiste no ordenamento e hierarquização dos sistemas de hidráulica, elétrica e construção civil de um empreendimento. Os projetos de arquitetura e de engenharia se complementam e devem caminhar juntos desde o início da obra.”

Apesar de ter aumentado o interesse por parte das construtoras, a gestão de projetos ocorre em uma parte bem pequena das obras, conforme Tião Lopes. “As pessoas não sabem o quanto estão perdendo por conta disso. Geralmente, elas não sabem o que querem e vão fazendo alterações no andamento da construção, o que acaba sendo um grande desperdício de recursos”, diz o arquiteto.

Para as empresas que adotam a metodologia, a dificuldade é encontrar profissionais na área. A solução é investir na mão de obra existente para que o trabalho seja desenvolvido. Esse é o caso da Mascarenhas Barbosa Roscoe Construções (MBR). Segundo o presidente da empresa, Luiz Fernando Pires. o treinamento abrange profissionais com os mais diversos tipos de formação. “Os gestores de projetos são todos da equipe da empresa”, conta.

Luiz Fernando diz que o investimento vale a pena, porque faz com que o empreendimento tenha uma redução considerável, tanto nos custos quanto no tempo gasto para ser finalizado. “Com isso, todo o processo é otimizado, para que toda a equipe produza e execute seus planos da melhor maneira possível, diminuindo, assim, a probabilidade de erros. Por isso, as ferramentas de gestão de projetos trazem benefícios para o construtor e para o cliente, ajudando-os a alcançar os resultados esperados”, diz Luiz Pires.

Apesar de não ter feito uma consulta para saber se no imóvel que adquiriu na planta, no Bairro Candelária – Região de Venda Nova –, foi empregada a gestão de projetos, o economista Sérgio Augusto Brugnara de Souza Lima reconhece a importância da metodologia. “O tema tem ganhado espaço em todos os setores da economia, perceptível pelo fato de que é cada vez maior a demanda por profissionais qualificados nessa área".