.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

sábado, 3 de novembro de 2012

OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS NA CONSTRUÇÃO

Para minimizar possíveis transtornos das mais diversas naturezas, é primordial que o consumidor se certifique de que a construtora tem experiência na gestão de projetos, “pois a possibilidade de ela ter sucesso em sua execução é muito maior. Outro ponto importante é solicitar um relatório técnico ou financeiro mensal para acompanhar o andamento da construção”, sugere Tião Lopes.

“Quanto maior a obra, maior o número de problemas e também de soluções possíveis. Mas, muitas vezes, uma obra de menor porte é mais problemática do que uma maior, principalmente no que tange aos recursos aplicados, se formos comparar”, diz Tião Lopes.



João Carlos Boyadjian, coordenador do MBA Gestão de projetos do Instituto de Educação Tecnológica (Ietec), confirma que o gerenciamento de projeto pode ser adotado em diferentes tipos de empresas ou obras – construções residenciais, grandes edificações, plantas industriais, entre outras. “No entanto, é importante ressaltar que o nível de controle de um projeto deve respeitar o tamanho da obra.”

Com relação a como devem ser aplicadas as metodologias, ele diz que elas são únicas para cada empresa e devem ser criadas por pessoas experientes e que trabalham no escritório de projetos da empresa, denominado de PMO (Project Management Office). “Lembro que, aqui, a palavra projeto se aplica à gestão do empreendimento e não à prática de elaboração do design do prédio.”

Na opinião do coordenador, o conhecimento de todo esse processo dá maior possibilidade ao consumidor de, ao comprar um imóvel administrado com as boas práticas de gestão de projetos, ter assegurada a entrega dentro do prazo. “E com a qualidade requerida no memorial descritivo do imóvel”, acrescenta.

Diretor comercial e de marketing da Patrimar, Lucas Guerra também defende o emprego da gestão de projetos. “Para a empresa, os benefícios são a otimização dos recursos da construção, diminuição de gastos, melhoria de aproveitamento dos espaços. Para o consumidor, significa melhor qualidade e utilização do produto.”A redução do prazo de obra é outra vantagem para o comprador, segundo observa o diretor.