.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

sábado, 3 de novembro de 2012

ORGANIZAÇÃO GERA ECONOMIA

Gestão de projetos previne possíveis transtornos e pode ser decisiva para a conclusão da obra


"O consumidor precisa ficar atento ao contrato com a construtora, para saber se houve gestão do projeto" - Tião Lopes, dono da Arqsol Arquitetura
Em qualquer área da vida, planejamento é essencial. E na construção civil não seria diferente. Por isso, o arquiteto e sócio-proprietário da Arqsol Arquitetura e Tecnologia, Tião Lopes, acredita que a gestão de projetos é imprescindível para a execução de um empreendimento. “O ideal é planejar a obra antes mesmo de começá-la, pois, assim, evitamos o desperdício ou a mudança de rumos durante a construção. Isso se traduz em economia”, reforça.

Com o mercado da construção civil a todo vapor e a carência de mão de obra, é necessário tomar todos os cuidados para que tudo saia conforme o previsto. “Quando isso não ocorre, principalmente por causa dos cronogramas apertados, tudo fica mais complicado. Dessa forma, aumenta-se o risco de acidentes, a obra pode ficar malfeita, sem soluções adequadas para o ambiente, entre outras ocorrências”, aponta Tião Lopes.

Para evitar esses transtornos, a saída é a informação. Como quem compra um imóvel é, em sua maioria, leigo nas questões técnicas referentes à construção civil, uma das formas de ter mais tranquilidade em relação à aquisição é saber se o empreendimento foi ou está sendo construído com a utilização de metodologias da gestão de projetos. “O consumidor precisa ficar atento ao contrato com a construtora, para saber se houve gestão de projeto e de obras no empreendimento, pois elas caminham juntas. O mais indicado é ter um advogado para auxiliá-lo nessa questão contratual”, aconselha.

VALOR

Para quem pensa que essas informações não são importantes, o arquiteto diz que uma obra sem hierarquia ou sequência lógica é fruto de um projeto desorganizado, o que pode ter como consequência perdas financeiras. “Uma obra que utilizou a gestão de projetos é muito mais valorizada no mercado.”

O economista Sérgio Lima, que receberá ainda este ano o imóvel que comprou, acredita que a obra na qual tenha sido utilizada a metodologia conta com um diferencial a seu favor. “Entretanto, a gestão de projetos, apesar de se mostrar eficiente como um modelo de controle/acompanhamento, não elimina fatores externos que podem causar grandes impactos à obra.”

Entre eles, Sérgio aponta o aumento do custo da mão de obra devido à falta de profissionais qualificados. “E, em meio ao aquecimento do mercado, devido às obras associadas ao Mundial de 2014, a elevação nos preços dos insumos pela lei da oferta e demanda. Além de fenômenos da natureza, burocracia devido à legislação brasileira, entre outros fatores cujo impacto não pode ser neutralizado pela simples adoção do gerenciamento de projetos.”