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"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

sexta-feira, 29 de julho de 2011

5S FORA DO CONTEXTO INDUSTRIAL

O programa 5S nas escolas


É predominantemente em torno das pessoas e suas capacidades que podem ser encontrados obstáculos para o treinamento, implantação, implementação e desenvolvimento de planos, projetos e programas da qualidade. Por isso, é fundamental a participação e o comprometimento de todos na busca de resultados satisfatórios. A escola, com isso, pode ser um centro disseminador desses programas, além de propiciar aos alunos um contato com a realidade do mercado de trabalho. Como afirma MARQUES (1993), “o que a escola não proporciona, e que é de vital importância para o sucesso profissional, é o entendimento de que ‘saber’ não é adequadamente mobilizado a não ser que venha mesclado com outros ingredientes que o tornem útil no contexto específico de seus desempenhos”.
Segundo COSTA (1996), “o Programa começou a ser desenvolvido em instituições educacionais brasileiras a partir de 1992, quando algumas escolas ingressaram no movimento pela Qualidade Total na educação.”
Além de extremamente necessário à formação dos alunos, o 5S revela-se um instrumento eficaz de incentivo à criatividade e a participação de todos na gestão escolar, propiciando um clima favorável ao bom desempenho no trabalho.

A implantação do Programa 5S na escola possibilita a internalização gradual de conceitos éticos profundos e essenciais à vida em sociedade, começando pela organização do ambiente exterior e culminando com a organização e disciplina em níveis inter, intrapessoal (grupal), organizacional e
comunitário.
Através da implantação do Programa 5S no ambiente escolar, obtém-se um rico instrumento para se trabalhar hábitos, atitudes e valores positivos e essenciais à formação integral do aluno. O Programa 5S na escola vem assim, contribuir para a redução de perdas e conservação das instalações, promove uma maior conscientização dos alunos, que resultará em comportamentos positivos dentro e fora da escola. Os princípios dos cinco sensos também podem ser disseminados em atividades pedagógicas, não só com os alunos, mas com funcionários, pais e a comunidade. Materiais escolares em péssimo estado decorrente do mau uso, classes quebradas, paredes pichadas, sanitários sem higiene, podem dar espaço para uma escola mais organizada e limpa, que se utilize da coleta seletiva, com alunos pró-ativos, com aumento do índice de aprovação escolar e maior participação de pais e alunos em eventos promovidos pela escola.

Diferentes das melhorias no campo tecnológico, as quais são relativamente limitadas para as escolas da rede pública, diante do atual cenário governamental, as melhorias conseguidas no campo da qualidade e produtividade são ilimitadas e não custam muito, ou seja, na implantação do Programa 5S, a escola não necessita de entusiasmo para por em prática o processo, uma mudança de comportamento em todos aqueles que participam e lutam por um processo educacional de qualidade, que sirva de exemplo para as demais. Luta esta, que se restringe em produzir mais com os mesmos meios, já que os recursos são escassos no setor que está se dando ênfase, isso se resume em aumento de produtividade.



Texto extraido parcialmente do artigo "A implantação do Programa 5S na Escola Padre Nóbrega" (Schmidt, et al;UFS).