.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

sábado, 9 de julho de 2011

DESPRENDIMENTO DE REBOCO EM "LAJES"

Recebemos uma pergunta sobre desprendimento de reboco, em laje tipo pré-moldada, sobre o porque acontece e como resolver o problema.


Caro leitor, pelas caracteristicas e a região a qual você está, sua laje deve ser do tipo - como chamavam antes - PM (primórdios das lajes pré-fabricadas, anterior a laje volterrana).
Esta tipo de laje era fabricado na propria obra pelo pedreiro ou empreiteiro, a qual o próprio processo de fabricação era danoso a estrutura (opinião nossa baseada em alguns estudos próprios), pois as armadura eram colocadas entre as canaletas existente no enchimento cerâmico e logo em seguida revestidas com argamassa de cimento e areia (o que muitas vezes não contabilizava 2cm de espessura, ou seja, abaixo da cobrimento prescrito por norma!), isso tudo logo após ser umidecida com água. Sendo que essa parte da peça ficava para baixo na hora da montagem e por definitivo.
Consequência - Com o tempo, com o "ferro" oxidado pela umidade sofrida na confecção, o baixo cobrimento e uma argamassa de reboco colocada em sua maioria sem chapisco, pois achavam que não havia necessidade por conta da rugusidade do cobrimento, o revestimento, sob acha da gravidade e nada para prendê-lo mais a peça, começa a cair. Observe que onde ele cai, conseguimos ver a armadura, já oxidada e incompleta, quando não já inexistente em alguns trechos.
Caro leitor - esse é um pequeno resumo para o possivel problema com sua laje, os motivos são vários e diversificado para cada situação.
Como resolver - Procure um profissional capacitado com experiência sobre o assunto para avaliar a gravidade de sua situação (in loco) para que o mesmo diagnostique e proponha uma solução segura para sua edificação.
Lembre-se que paleativos para estruturas não devem ser válidos, cuidado com gambiarras, pois logo elas trazem novos e mais graves problemas.
Esperamos tê-lo ajudado com as informações. Desde ja agradecemos a todos nossos leitores pela contribuição, continuem mandando duvidas e sugestões.


*Imagem meramente ilustrativa extraido do google