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"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

sexta-feira, 29 de julho de 2011

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS


A metodologia de GQ proposta possui objetivos de garantir que o empreendimento satisfaça as necessidades pelas quais foi intencionado, ou seja, todas as atividades da função do gerenciamento total que determinam a política, objetivos da qualidade e as responsabilidades, e implementá-lo por meio da garantia, planejamento, controle e melhoria da qualidade dentro do Sistema da Qualidade (SQ).
Assim, quando a empresa adota o GE, principalmente quando a qualidade é gerenciada, todo trabalho desenvolvido deve ser composto por duas categorias de processos:
• processos de GE - responsáveis pela descrição e organização do trabalho do empreendimento; são processos genéricos, variam de empresa para empresa com muita similaridade entre eles.
• processos orientados ao produto - responsáveis pela especificação e criação do produto do projeto, que é o objeto pelo qual o empreendimento se dispôs a fazer; são geralmente definidos por etapas do ciclo de vida do empreendimento.
Estes processos interagem entre si, podendo envolver esforços individuais ou em grupos baseados nas necessidades do empreendimento, e geralmente ocorrem pelo menos uma vez em cada etapa definida no gerenciamento.
A forma de idealizar na empresa como a metodologia deve trabalhar as duas categorias de processos está apresentada na Figura 1, que mostra as fases do empreendimento, definidas como processos orientados ao produto, considerando alguns processos comuns do GE.
O processo de qualidade, definido dentro da metodologia, é um processo de GE que deve ser capaz de, ao considerar o escopo do empreendimento, definir todas as tarefas que possuam atividades relacionadas à qualidade, de forma a visar objetivos comuns às especificações críticas estabelecidas no projeto e adaptadas à política de negócios da empresa.



Texto extraido de: XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção Curitiba – PR, 2002.