.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

RESOLUÇÃO 1.010/2005

1010 UM SONHO DISTANTE...BEM DISTANTE!!??

Em agosto de 2005, o Confea ( Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e Agronomia), hoje sem a aquitetura, "colocou" em pauta para ser estudada a resolução 1.010, resolução esta que vem para adaptar - se ao novo cenário profissional quanto ao item abrangido pelo citado conselho. A responsabilidade desta analise, foi conferida aos CREA's (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Então começa o questionamento a respeito disto, uma resolução que veio para melhorar a vida dos profissionais, por trazer em pauta algo baseado na realidade atual, adaptando melhor a resolução 278/73 e a lei 5.194/66 que regulamentam as atribuições profissionais do graduados nas área abrangidas pelos supra citados orgão.

No entanto, ainda hoje, 07 (sete) anos após a resolução ter sido colocada em pauta e 5 anos após a data prevista para sua entrada em vigor, esse numero 1010 parece ser tema proibido nos CREA's Brasil a fora. Proibido sim, pois em alguns deles quando se procura informações sobre o assunto, ainda há quem ouse dizer que "não entrou ainda porque não existe profissional capacitado para trata do assunto", pelo menos aqui no Ceará é assim. O que tem de tão complicado, complexo, nesta resolução que não conseguiram capacitar ninguém neste assunto? Qual o temor dos corporativismo profissionais que compõem as cámaras especializada para não quererem esta resolução em vigor? Então veio um questionamento - Por que a 313/86 entrou em vigor tão rapidamente que não deu tempo nem mesmo para ser analisada?

Estas são "aquelas lógicas" que por mais que se tente, fica dificil de entender - principalmente no que se passa dentro das "classes" que deveriam, teoricamente, "defender" os profissinais que fazem parte dos conselhos. Até quando os corporativistas membros das cámaras especializadas, irão parar de egoismo pensar em si, e mudar o corporativismo individualismo pelo cooperativismo?