.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

domingo, 1 de novembro de 2009

LAJE TRELIÇADAS EM SOBRAL

As lajes nervuradas, tem como um de seus objetivos, o de resistir as esforços solicitantes, com um menor custo quando comparada com a laje maciça convencional. Dentre os tipo da lajes nervuradas podemos citar a LAJE TRELIÇADA, que vem sendo muito utilizada atualmente, principalmente nas medias e pequenas edificações de Sobral. A facilidades de aquisição facilita para quem constroi (empreiteiro) quanto para que investe (proprietário).

Mas esta "facil" aquisição traz consigo agravantes que vem desde a produção e se estende até a execução de montagem das mesmas. A FALTA DE CONHECIMENTO e/ou ORIENTAÇÃO quanto a correta execução de fabricação e montagem, somados a DESQUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA, são os principais fatores que comprometem o produto e sua funcionalidade. Normas são desrespeitadas ou ignorada por total na hora de tratar esse produto. A busca pelo lucro financeiro esta colocando de lado a SEGURANÇA e ESTABILIDADE DA ESTRUTURA.

Recente coleta de informações dentro de canteiro de obra de Sobral, verificou-se que 85% das lajes são executadas com desvio total das normas correlatas e que 90% dos profissionais valiam-se da "experiencia" para afirmarem, e justificarem, esta correta o metodo utilizado, sendo também que os mesmos não receberam nenhum tipo de orientação para a correta aplicação do produto e os que receberam algum tipo de orientação, as desconsideraram na hora do trabalho.