.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

domingo, 29 de novembro de 2009

GATO POR LEBRE NA LAJE TRELIÇADA EM SOBRAL!

Peças estruturais de C.A. (concreto armado) são estruturas normatizadas pela ABNT ( Associação Brasileira de Normas Tecnica) que devem ser obedecidas, para segurança dos usuarios! no entanto, tem-se visto muitas irregularidades no tocante a este critério, na engenharia civil de Sobral. Há fabricantes de lajes nervuradas, tipo treliçada, que estão repassando seus produtos para seus clientes, sem o menor critério de preocupação com as normas vigentes.

Existem "empresas" vendendo lajes pré-fabricadas, tipo treliçada, sem a menor preocupação da com a armadura complementar (armadura que irá contribuir para o combate a flexão da peça) e o que é mais grave ainda, é que muitos repassam a informação, para o cliente, de que a mesma (armadura complementar) não é necessária, que somente a armadura treliçada eletrosoldada e a base de concreto são suficientes para a obra. De duas, uma....ou o cliente está pagando mais caro com a confecção de uma laje armada sobre a pré-frabricada ou logo, logo, teremos problemas com sinistros de lajes em obras.

Diante disto, antes de adquirirem este tipo de produto, não se guiem somente pelo preço baixo, que ele irá lhe custar de imediato, busquem informações sobre o produto e procurem saber se eles estão dentro da normas de segurança do concreto armado. "Lembre-se de que saber fazer não significa, necessáriament, saber o que esta fazendo".

CUIDADO não comprem gato por lebre!

  • FIQUE ATENTO AOS DETALHES DE UMA VIGOTA TRELIÇADA
  • - ARMADURA TRELIÇADA: adquirida já industrializada é composta de banzos superior e inferior e sinuoides;
- BASE DE CONCRETO: Confeccionado pelo fabricante com argamassa de cimento, areia e brita, deve possuir um fck minimo de 20MPa;
- ARMADURA COMPLEMENTAR (Adicional): Adicionada a vigota pelo fabricante ou in loco pelo empreiteiro, deve possuir seção devidamente calculada para a cargas acidental a qual se prestará a combater. Deve ser observada a necessidade ou não da mesma conforme normas vigentes de calculo estrutural.