.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O PREÇO DE UM SERVIÇO

Com frequencia as pessoas costuma me perguntar o quanto vai custar algum serviço (referindo-se a alguma atividade na construção civil) que ela deseja realizar, geralmente para si mesmo. Essa pergunta me soa estranho, é como se houve um preço padrão para a engenharia, como se seus custos e despesas fossem todos, sempre, iguais. Mas diante da situação, logo que se começa a fazer idagaçoes a despeito do que ela (interrogador) realmente deseja, que podem influenciar no preço do serviço, as pessoas começam a ver (algumas) que a pergunta não é tão simples de se responder, como se imagina.

Esse tipo de pergunta, talvez se deva pela propria ideia que as pessoas teem da engenharia (tenha como construção civil), ela começaram a criar um certo "costume de padronização", costume esse que hoje esta tentando se mudar, mudando assim a concepção que se tem de preço final. Senão vejamos do que falo.

Se alguem chega para você e pergunta quanto irá custar para lenvantar uma parede com dimensões de 2,50m de altura por 28,00m de perimetro, por exemplo. Estes dados não são suficiente para gerar informações de custos e muito menos preço final. Antes de qualquer tentativa de resolução o interrogado deve extrair algumas informações (perguntar), e que precisam ser respondidas para que se possa responder as interrogações feitas. Resposta essa que não precisas, mas o mais proximo possivel da realidade, o que também irá depender de que irá executar o serviço (existir aqui a relatividade). Varios são fatores que irão cotribuir para geração de custos e despesas e consequentemente o preço final "custo total". Podemos citar, por exemplo: O serviço vai ser iniciado ou vai ser dado continuidade; Quantas pessoas irão participar da execução e qual tempo previsto; Que tipo de insumos serão utilizados; dentre outras. E o mais importante o Projeto de processo esta em conformidade com a realidade apresentada.

Embora a engenharia tenha o empirismo a seu favor, tudo tem que ser analisado, pois, embora, cada projeto a ser executado possua tecnicas, de engenharia, semelhantes os Projeto de processos não irão se apresentarem iguais, pois se estar com um novo projeto em um novo espaço.