.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

APURAÇÃO DE CUSTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

As empresas de construção civil, que antes dispunham de uma vasta opção de recursos para matéria prima, para realização de suas atividades, hoje se vêem no dilema de escassez da mesma, e então se deparam com a difícil atividade de planejamento e controle de custos para execução de seus projetos.
A indústria da construção trabalha com o que nós chamamos (a titulo de custos) custo baseado em projeto.
Seus processos não são em serie, já que cada projeto é divergente do anterior, logo não podemos determinar que tenha um mesmo custo final. O projeto geralmente possui um longo lead-time, e também por haver uma serie de subprocesso dentro de cada projeto. Por estes e mais alguns outros fatores os custos na construção deve ser bem trabalhado para se obter um menor custo final possível, sem precisar esta tendo que usar material de má qualidade, e produzindo algo de com qualidade inferior.
Geralmente o principio de custeio adotado pelo setor é o custo padrão, para determinação do preço de seus serviços, onde se adota o método de custeio por absorção. Vale salientar que, em meio a todos esses fatores, se faz necessário adequar a forma de apuração de custos para o ramo da construção civil, e não tentar pegar as teorias utilizadas por outro tipo de indústria e simplesmente aplicar sem modificá-lo, isso é um passo para o alto custo e a baixa qualidade.