.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

CARREGAMENTOS EM ESTRUTURA DE CONCRETO (LAJES TRELIÇADA)

Temos recebido e-mail perguntando o porquê da insistência de uma empresa de consultoria com o tema lajes nervuradas!
“Antes de respondermos, gostaríamos de agradecer pelo interesse e pela visita, e esperamos por mais indagações, pois isso nos ajuda a elaborar temas do interesse de pessoas como vocês. Obrigado!”
Assim como qualquer outra estrutura de concreto armado, das quais vidas humanas dependem de sua segurança, deve existir a responsabilidade por parte dos fabricantes a despeito do produto que estão produzindo e a produção deste tipo de produto requer que se tenha conhecimento especifico para que o mesmo garanta, as seus usuários, aquilo que eles esperam, segurança. As lajes nervuradas sofrem esforços físicos que comprometem a toda estrutura se a mesma não estiver apta a reagir a esses esforço, ou seja, reagir de maneira contraria, como diz Isaac Newton – “a toda ação temos uma reação!”, pois bem.
Momentos fletor, momento de inércia, elasticidade, esforço cortante, momentos negativos, nervura de travamentos, cisalhamento, armadura de distribuição, dentre outros. Achou os termos estranhos? Esquisitos? - Pois todos estes termos e mais alguns poucos mais, fazem parte do assunto que envolve, principalmente, as lajes pré-fabricadas (aqui direcionada para o tipo treliçada) e é uma terminologia que devem fazer parte do vocabulário de todo fabricante, e seus responsáveis técnicos, de lajes. Pois é a partir desse conhecimento que se começa o processo de produção deste produto. O preço é importante, sem dúvidas, mais antes de qualquer coisa, importante é saber se o preço que estar se pagando pelo produto, vai mantê-lo onde ele foi colocado, ou seja, em situação de equilíbrio com a gravidade.
Nos preocupamos com este produto, pelo fato de conhecermos como ele deverá reagir quando você e sua família estiver sobre ele, e por saber (e testemunhar) que muitos fabricantes não pensam nesse "pequeno pre-requisito" (pequeno para ele – fabricante) na hora de lhe vender a laje.
Por esse motivo procuramos através desta ferramenta fornecer orientações a quem precisa e/ou pedi. E quanto ao fato de sermos consultoria, isso também esta relacionado a nossa atividade principal, conforme descrito neste blog.