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"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

MAU ATENDIMENTO AO CLIENTE. COMO RESOLVER?

Vamos falar um pouco sobre como atender o cliente....As pessoas costumeiramente perguntam (geralmente após uma critica a um atendimento), e o que é atender bem?. Se existisse uma resposta pronta e padrão seria uma boa receita a ser implantada no comercio varejista.
Em vez de fazer a mesma pergunta, vamos pergunta ao comercio quem gera receita para ele? E com esta receita propricia ao empresário pagar seus funcionários, honra seus compromissos, e ter seu sustento e de sua família. O cliente! Palmas então estes merecem um tratamento VIP (Very Import Personal), isso mesmo a pessoa mais importante para sua empresa, seu negocio, “seu ganha pão”. Então por que ainda existem estabelecimento que tenhem o pleno conhecimento desta teoria, mas tratam seus cliente como se eles fossem obrigados a entrarem no estabelecimento para comprar? Que tipo de treinamento você (empresário) passou para seu colaborador? O que você tem em mente caro colaborador para mesmo com todo treinamento que seu patrão lhe propiciou você agir desta forma com a pessoa que vai pagar teu salário?.
Caro leitor agora que você leu e chegou até aqui, isto não é um desabafo a nenhum episodio sofrido recentemente, mas bem que poderia ser, pois o que vemos no dia a dia das empresas, principalmente, do comercio varejista sobralense são ato semelhantes a este, felizmente, em menor freqüência. Mas isso não se limita a Sobral, até porque vemos esse tipo de ação de empresa cuja a origem em a Capital.
Mas onde esta a causa de uma situação que figure estas interrogações? O treinamento de seu pessoal, a capacitação para prepará-los para lidar com todas as situações esse é o caminho. Há aquele que pensa ser despesas, mas pelo contrario é investimento. Há e aquela estória de deixar os problemas pessoas quando entrar na empresa...isso não existe, não vamos conseguir separar nosso cérebro em dois e deixar isso guardado láááá no armário para pegar na hora da saída, o melhor e preparamo-nos e aos outros para lidar com as diversas situações (é claro que dentro dos limites humano)! Por que prepararmo-nos? Por que o patrão, chefe, ou melhor LIDER, é o espelho se ele demonstra gentileza 90% vão segui-lo.
Pensem e reflitam!