.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

O fator educação de qualidade, é parte vital do item desenvolvimento, para qualquer país, todo país desenvolvido possui uma educação de base que torna seus cidadãos aptos para uma formação superior, quer seja licenciatura, bacharelado ou tecnológico, desde que gerem bons frutos para sua nação, pelo menos é assim que se espera. 

O ensino superior apoiado sobre seu tripé, ENSINO - PESQUISA - EXTENSÃO, é o que proporciona novas "tecnologias". Mas nós, ainda, temos quanto a estes itens falhas a serem sanadas, principamente quanto ao item PESQUISA. E por falar em pesquisa, chego ao objetivo, fazer questionamentos: POR QUE NO BRASIL AS PESQUISAS DE DOUTORADO, FEITAS (Leia-se: TRABALHADAS) NO MEIO ACADEMICO, FICAM NO MEIO ACADEMICO, ou seja, NÃO SAEM PARA O USUFLUO DA SOCIDADE?

Grifo meu: Acredito que haja uma certa DESVALORIZAÇÃO e FALTA DE INVESTIMENTO que poderiam levar estas pesquisas para o deleite de uma comunidade que necessite de ações. AÇÕES - esta e uma palavra que tornaria tudo diferente. Aqui faço outra provocação, MAS DA PARTE DE QUEM DEPENDEM ESTAS AÇÕES? 

Por: SOUSA, Julio Cesar - Professor e Consultor da Cess