.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade."

sábado, 4 de agosto de 2012

MONSTROS S/A

APREDENDO COM DESENHOS ANIMADOS

Assistindo a um desenho animado chamado Monstros S/A da Pixar, deparei-me com uma cena que chamou minha atenção, analisando o lado prático dos processos industriais.

Os monstros, que eram responsáveis por assustar criancinha para obter energia através de seus gritos, tinha que usar uma porta que os levam até o armário da referida criança, dai começa a organização. Cada monstro possuia sua criança específica e cada criança, que possuia um cadastro, estava correlatada a uma determinada porta que era acionada por um cartão magnético que retirava a porta de uma espécie de depósito e a trazia por uma esteira para um dispositivo para que fosse ativada. Tudo parece coisa para criança e de criança.

Mas olhando para o lado prático do processos os "monstros" tinham lá seu sistema organizacional estruturado, onde desta forma o sistema apresenta uma baixissima margem de falha, bem como uma alta precisão e agilidade nas informações quanto aos dados do processo, ou seja, um feedback eficaz sem contar na propria agilidade do processo reduzindo o tempo e automaticamente o custo.

Por: SOUSA, Julio Cesar - Consultor em Gestão de projetos e processos, Sobral - Ceará.